Escritórios Sociais

Os Escritórios Sociais tem por objetivo o atendimento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os participantes desenvolvem habilidades comportamentais, além do sentimento de pertencimento ao grupo e a comunidade. Há também outra importante modalidade de atendimento, que é a de mulheres vítimas de violência. Através do projeto “Quem Mais nos Ama”, disponibilizamos atendimento psicológico, orientação social e jurídica (acompanhamento processual) para as mulheres que procuram nossos serviços. Ah! Você liderança comunitária que necessita de assessoramento para criar ou regularizar ONG’s, associações, cooperativas, etc, contamos com uma equipe de profissionais que pode lhe auxiliar.

Frentes de atuação dos Escritórios Sociais

Projeto Quem Mais Nos Ama

Tem como propósito atender as mulheres vítimas de abuso psicológico, financeiro, sexual, físico e violências, no intuito de proporcionar um espaço acolhedor e que promova através de seus profissionais, atividades no intuito de melhorar a autoestima, autonomia e proteção através de atendimento psicológico, jurídico e social. O projeto trabalha em parceria com outros órgãos e entidades que também atuam na defesa e garantia de direitos das mulheres.

Atendimento jurídico, psicológico e Social:

Executa atendimentos individuais e coletivos de orientação e acompanhamento jurídico, social e psicológico a usuários e/ou suas famílias.

Acompanhamento jurídico: Tem por objetivo atuar de forma preventiva e contenciosa, com orientação jurídica e acompanhamento processual a indivíduos e famílias em demandas nas áreas: cível, familiar, relações de consumo, contratos, tributária, previdenciária e na área criminal especialmente relacionada ao atendimento à mulher vítima de violência.

Acompanhamento social:Atendimento individual e/ou coletivo para dimensões interventivas, junto aos usuários e suas famílias, no sentido de identificar potencialidades.

Acompanhamento psicológico:Atendimento individual e/ou coletivo para acolhimento humanizado e escuta qualificada. No decorrer do processo terapêutico serão realizadas intervenções, orientações e sensibilizações pertinentes.
O atendimento ocorre mediante agendamento prévio, por demanda espontânea ou encaminhamento da rede parceira, sobretudo encaminhamentos dos equipamentos de assistência social (Centros de Referência de Assistência Social- CRAS).

Assessoramento Técnico e Administrativo de grupos e entidades

Consiste em ações de apoio para fortalecimento dos movimentos sociais e organizações de pessoas que trabalham com causas de interesse público. São ofertados os assessoramentos no intuito de capacitar as lideranças comunitárias, com ênfase na autonomia/emancipação, sustentabilidade, criatividade e proatividade dos envolvidos.

Seus objetivos

  1. Assessorar tecnicamente as entidades, movimentos sociais, organizações e grupos populares e de usuários, qualificando-as por meio de orientação técnica especializada.
  2. Fortalecer e qualificar as entidades e organizações quanto ao seu planejamento, captação de recursos, gestão, monitoramento, avaliação, oferta e execução dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e para sua atuação na defesa e garantia de direitos.
  3. Ofertar orientação jurídica para regulamentação de entidades socioassistenciais e capacitação de lideranças comunitárias, visando estimular o potencial organizativo das comunidades e das instituições que atuam no terceiro setor.

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

É uma forma de intervenção social planejada com grupos, de acordo com o ciclo de vida e que busca prevenir a ocorrência de situações de risco social. Visa estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Exemplos

Oficinas de Yoga e qualidade de vida: trabalham o autoconhecimento, o equilíbrio, a consciência corporal, o fortalecimento da autonomia, a auto estima e a melhoria da qualidade de vida.

Grupos reflexivos “Ciranda de Mulheres”: Trabalham com o empoderamento feminino e tem programação variada: circuito de beleza, aula de dança, massagem terapêutica, nutrição e saúde da mulher, etc).

Oficinas temáticas e de empreendedorismo social: maquiagem, confecção de bonecas de pano e de mandalas, workshops de receitas balanceadas e nutritivas.

Ressalta-se que os usuários atendidos são acompanhados por equipe multidisciplinar, compostas por assistentes sociais, psicólogos, advogados e profissionais especializados nas oficinas propostas.

Endereços

Escritório Social Belo Horizonte:

Avenida Portugal, nº 67, Jardim Atlântico.

(31) 99308-0897| (31) 99375-0139| (31) 2127-3921

coord.escritoriosocialbh@institutodds.org

Escritório Social Sete Lagoas:

Rua Bambuí, nº335 – Bairro Vale das Palmeiras.

(31) 3774-7650 |(31) 99375-0064

coord.escritoriosocialsl@institutodds.org

Escritório Social Betim:

Avenida Governador Valadares, nº 737, 8º andar, Centro.

(31) 3787-4806 |(31) 99147-5264

coord.escritoriosocialbetim@institutodds.org