Escritórios Sociais

O que são?

Os Escritórios Sociais são equipamentos que realizam atendimentos gratuitos de indivíduos, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Composto por projetos, serviços e programas de natureza socioassistencial, oferecem serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e de defesa e garantia de direitos, através de atendimentos psicológicos, jurídicos e sociais. Suas iniciativas são desenvolvidas tendo como princípios fundamentais a qualidade do assessoramento, a metodologia participativa e a alternância entre teoria e vivência.

Frentes de atuação dos Escritórios Sociais

Projeto Quem Mais Nos Ama

Tem por objetivo geral fortalecer o protagonismo social e subjetivo das mulheres em situação de violência, por meio de atendimentos interdisciplinares para promoção da autoestima e autodeterminação.

Seus objetivos específicos são:

  • Prestação de atendimento interdisciplinar para promoção de autoestima e autodeterminação;
  • Promoção de ações para alcance de empreendedorismo e protagonismo social feminino;
  • Promoção de proteção, auxílio e assistência, especialmente em situações de grave violência e/ou ameaça;
  • Favorecimento da interrupção do ciclo da violência e prevenção de sua reincidência;
  • Fomento ao aperfeiçoamento dos profissionais e acadêmicos, por meio da prática de orientação psicossocial e jurídica voluntária e gratuita e de ações educativas;
  • Desenvolvimento e fomento de pesquisas e estudos sociais, culturais e econômicos;
  • Favorecimento da participação das mulheres em atividades coletivas de reflexão;
  • Fortalecimento da rede de atenção à mulher em situação de violência nos municípios contemplados pelo projeto.

Atendimento jurídico, psicológico e Social:

Executa atendimentos individuais e coletivos de orientação e acompanhamento jurídico, social e psicológico a usuários e/ou suas famílias.

Acompanhamento jurídico: Tem por objetivo atuar de forma preventiva e contenciosa, com orientação jurídica e acompanhamento processual a indivíduos e famílias em demandas nas áreas: cível, familiar, relações de consumo, contratos, tributária, previdenciária e na área criminal especialmente relacionada ao atendimento à mulher vítima de violência.

Acompanhamento social:Atendimento individual e/ou coletivo para dimensões interventivas, junto aos usuários e suas famílias, no sentido de identificar potencialidades.

Acompanhamento psicológico:Atendimento individual e/ou coletivo para acolhimento humanizado e escuta qualificada. No decorrer do processo terapêutico serão realizadas intervenções, orientações e sensibilizações pertinentes.
O atendimento ocorre mediante agendamento prévio, por demanda espontânea ou encaminhamento da rede parceira, sobretudo encaminhamentos dos equipamentos de assistência social (Centros de Referência de Assistência Social- CRAS).

Assessoramento Técnico e Administrativo de grupos e entidades

Consiste em ações de apoio para fortalecimento dos movimentos sociais e organizações de pessoas que trabalham com causas de interesse público. São ofertados os assessoramentos no intuito de capacitar as lideranças comunitárias, com ênfase na autonomia/emancipação, sustentabilidade, criatividade e proatividade dos envolvidos.

Seus objetivos

  1. Assessorar tecnicamente as entidades, movimentos sociais, organizações e grupos populares e de usuários, qualificando-as por meio de orientação técnica especializada.
  2. Fortalecer e qualificar as entidades e organizações quanto ao seu planejamento, captação de recursos, gestão, monitoramento, avaliação, oferta e execução dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e para sua atuação na defesa e garantia de direitos.
  3. Ofertar orientação jurídica para regulamentação de entidades socioassistenciais e capacitação de lideranças comunitárias, visando estimular o potencial organizativo das comunidades e das instituições que atuam no terceiro setor.

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

É uma forma de intervenção social planejada com grupos, de acordo com o ciclo de vida e que busca prevenir a ocorrência de situações de risco social. Visa estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Exemplos

Oficinas de Yoga e qualidade de vida: trabalham o autoconhecimento, o equilíbrio, a consciência corporal, o fortalecimento da autonomia, a auto estima e a melhoria da qualidade de vida.

Grupos reflexivos “Ciranda de Mulheres”: Trabalham com o empoderamento feminino e tem programação variada: circuito de beleza, aula de dança, massagem terapêutica, nutrição e saúde da mulher, etc).

Oficinas temáticas e de empreendedorismo social: maquiagem, confecção de bonecas de pano e de mandalas, workshops de receitas balanceadas e nutritivas.

Ressalta-se que os usuários atendidos são acompanhados por equipe multidisciplinar, compostas por assistentes sociais, psicólogos, advogados e profissionais especializados nas oficinas propostas.

Endereços

Escritório Social Belo Horizonte:

Avenida Portugal, nº 67, Jardim Atlântico.

(31) 99308-0897| (31) 99375-0139| (31) 2127-3921

coord.escritoriosocialbh@institutodds.org

Escritório Social Sete Lagoas:

Rua Bambuí, nº335 – Bairro Vale das Palmeiras.

(31) 3774-7650 |(31) 99375-0064

coord.escritoriosocialsl@institutodds.org

Escritório Social Betim:

Avenida Governador Valadares, nº 737, 8º andar, Centro.

(31) 3787-4806 |(31) 99147-5264

coord.escritoriosocialbetim@institutodds.org